Conab prevê safra recorde de mais de 350 milhões de toneladas em 25/26

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: GettyImages

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Brasil deve colher uma safra histórica de mais de 354 milhões de toneladas em 2025/2026, superando em 0,8% o volume do ciclo anterior, segundo o primeiro levantamento da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, divulgado nesta terça-feira. 

A área plantada também segue em alta e deve alcançar mais de 84 milhões de hectares, crescimento de 3,3% em relação à safra passada.

A soja, que lidera a produção agropecuária no país, tem estimativa de produção em 177 milhões de toneladas, um aumento de 3.6%.

A área plantada também deve ser superior à safra do ano passado em 3,6%, atingindo 49 milhões de área plantada. Até o momento, o país já alcançou 11% de semeadura do grão.

Para o algodão em pluma, a produção está estimada em pouco mais de quatro milhões de toneladas, volume levemente inferior ao da safra passada.

Em contrapartida, a área plantada deve crescer 2,5%, chegando a mais de dois milhões de hectares.

Já o algodão em caroço deve alcançar quase 10 milhões de toneladas, apesar de uma leve queda de 1,2% em relação à safra 2024/25.

O plantio deve se intensificar a partir de dezembro, com o fim do período de vazio sanitário.

Já a produção total de milho na safra 2025/26 está estimada em quase 139 milhões de toneladas, queda de 1,8% em comparação ao ciclo anterior.

Apesar da leve retração na colheita, a área cultivada deve crescer 3,9%, chegando a cerca de 23 milhões de hectares.

A 2ª safra, responsável pela maior parte da produção do grão, deve registrar aumento de 3,8% na área plantada, com produção estimada em 110 milhões de toneladas.