De Mato Grosso para o mundo: missão brasileira leva o gergelim à vitrine internacional

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Aprofir

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio:

 

A produção brasileira de gergelim deu um importante passo rumo à expansão internacional.

Uma missão organizada pelo Imafir, Instituto Mato-grossense de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigação, vinculado à Aprofir, Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso, está na China para estreitar laços com um dos maiores consumidores do grão no mundo e fortalecer a cooperação técnica entre os dois países.

De acordo com dados da safra 2024/2025, o Brasil alcançou uma produção recorde de quase 397 mil toneladas de gergelim.

Desse total, mais de 60% é proveniente de Mato Grosso, que lidera o ranking nacional como o maior estado produtor.

A comitiva, composta por 15 pesquisadores e técnicos do Imafir, cumpre uma série de compromissos estratégicos, incluindo participação no Simpósio Internacional de Pesquisa em Tecnologia da Indústria de Gergelim, em Zhoukou, e na Conferência da Indústria do Gergelim, em Daming.

A missão também inclui visitas técnicas a indústrias chinesas especializadas no processamento do grão.

As atividades integram um acordo de cooperação firmado entre o Imafir e o Centro de Pesquisas de Gergelim de Henan, que prevê o intercâmbio de conhecimento, tecnologia e inovação para o melhoramento do cultivo.

O acordo contempla ainda a troca de germoplasma, material genético variedades branca e preta, com foco em aprimoramento e conservação.

Segundo a consultora do Imafir, Najla Souza, o objetivo da missão é aprender com os chineses e compreender as melhores práticas agrícolas adotadas por eles.

Ela explicou que essa troca é essencial para aprimorar o manejo e a produtividade do gergelim brasileiro, especialmente em Mato Grosso, que é o principal polo de produção do país.

Para a Aprofir Mato Grosso, Hugo Garcia, a missão representa um avanço estratégico no posicionamento do gergelim brasileiro no mercado internacional, pautado em conhecimento científico e sustentabilidade da produção.

Garcia destacou que a missão na China representa mais do que uma visita técnica: é a consolidação de uma parceria que pode transformar o futuro do gergelim brasileiro.

Ele reforçou que a Aprofir está levando o nome de Mato Grosso e do Brasil para o centro da pesquisa mundial nessa cultura.