STF forma maioria para tornar mais 250 réus pelo 8 de Janeiro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Marcelo Camargo | Agência Brasil 

 

Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Termina nesta segunda-feira (8) o julgamento da terceira leva de acusados de participação e incentivo aos atos golpistas de oito de janeiro. Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam 250 denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).  

São dois inquéritos: um trata das pessoas que invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes; e o outro das que estavam no acampamento do QG do Exército. 

Nos dois já há maioria para que os acusados se tornem réus: 6 votos a 1. Votaram com o relator, Alexandres de Moraes, os ministros Dias Toffoli, Carmén Lúcia, Edson Fachin, Rosa Weber e Gilmar Mendes. 

No caso dos invasores, o ministro André Mendonça divergiu sobre a competência do STF. Para ele, o caso deveria ir para a primeira instância, mas aceitou os argumentos da PGR para tornar os acusados réus. Já na ação dos acampados, Mendonça rejeitou as acusações. 

E a partir desta terça-feira (9) começa o julgamento de mais 250 denúncias. São 225 acusados no inquérito dos acampados; e 25 no dos invasores. Com essa quarta leva, o Supremo chega a 800 denúncias julgadas. A Procuradoria-Geral da República denunciou, no total, 1.390 pessoas. 

Edição: Sâmia Mendes

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.