Soro contra veneno de cobra está em falta em alguns municípios.mp3 |
Da redação - Guilherme Alves
Desde 2014, a Secretaria de Estado de Saúde o Ministério da Saúde tem enviado uma quantidade reduzida de soro antiofídico para Mato Grosso, provocando a falta do medicamento em algumas cidades.
O soro é utilizado em caso de mordida de cobras peçonhentas que age de maneira imediata no corpo da vítima, onde são inseridos anticorpos produzidos do cavalo. O Brasil produz basicamente 8 tipos de soros contra acidentes com cobras mais comuns no país, como a jararaca, a cascavel, a surucucu e a cobra-coral.
Para evitar o total desabastecimento no estado, a SES-MT recomenda o cumprimento dos protocolos de prescrição, a divulgação do uso racional dos soros, o monitoramento de estoque e alocação de forma estratégica para áreas com maior índice de acidentes e óbitos.
Foi notificado ao Ministério da Saúde quanto a situação e enfatiza ações educativas em relação ao risco de acidentes e medidas de controle individual. A SES-MT ainda dispõe dos soros antiescorpiônico e antiaracnídico, contra venenos de escorpião e aranha respectivamente.
Voz - Guilherme Alves