Só ouço falar. Nota de 200 reais completa dois anos valendo só 161,00.mp3 |
Foto da manchete: reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Nunca vi, nem recebi, eu só ouço falar...
Esta certamente seria a resposta da maioria das pessoas se você perguntar se elas conhecem a nota de 200 reais, que completou dois anos de circulação no Brasil no mês passado.
Contudo, a aniversariante não tem muito o que comemorar.
Desde 2020, a inflação corroeu 19,6% do poder de compra da cédula, e só uma a cada quatro cédulas existentes circulam atualmente no mercado.
Com isso, a nota vale hoje 161 reais em comparação com o ano em que foi lançada.
Nunca se falou tanto em lobo-guará como quando o Banco Central anunciou o lançamento da nota de 200 reais.
A estampa do lobo-guará, aprovada nos anos 2000, estava guardada para ser usada caso surgisse a necessidade de criação de uma nova cédula.
Existem muitas razões que podem justificar a pouca utilização da nota.
Além das pessoas estarem com menos dinheiro disponível para gastar, o crescimento de transações eletrônicas, como o PIX, também diminui a necessidade de sacar notas constantemente.
Outro argumento para o sumiço das cédulas seria a rejeição dos comerciantes ao receber notas de alto valor, porque dificultam o troco.
Tão raro quanto a nota, o lobo-guará, que ilustra a cédula de 200 reais, é um mamífero ameaçado de extinção. Diferentemente de outras espécies de lobos que vivem em grupos, o lobo-guará é um animal de hábito solitário, que vive no cerrado brasileiro.