Mutirões de conciliação ambiental firmaram mais de R$ 43 milhões em acordos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Karla Silva

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio  

O Governo de Mato Grosso firmou acordos em 334 processos, que superam 43 milhões de reais, nos dois mutirões de conciliação ambiental realizados em 2025.

Os valores serão revertidos integralmente em ações para efetivação das políticas públicas ambientais.

De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, para 2026, a intenção é ampliar a iniciativa com a realização de três grandes mutirões e atendimento a mais de mil processos.

Com sete edições já realizadas, o mutirão de conciliação ambiental é viabilizado por meio de uma parceria entre a Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Procuradoria Geral do Estado, Polícia Civil, Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual.

Para a secretária essa é uma iniciativa exitosa que, inclusive, tem despertado o interesse de vários estados. Nessas edições, o percentual de acordo tem variado entre 50 a 60%, o que comprova a eficiência da medida.

Segundo Mauren Lazzaretti, a conciliação envolve não apenas a multa administrativa, mas todas as outras sanções relacionadas, como apreensões, embargos e outras medidas restritivas de direito.

Ela reforçou que o objetivo do mutirão é trazer uma solução administrativa, civil e criminal para os ilícitos ambientais.