| 06 Cridac entregou 402 próteses ortopédicas e 1.729 cadeiras de rodas pelo SUS em 2025.mp3 |
Foto da manchete: SES MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio
O Cridac, Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa, unidade da Secretaria de Estado de Saúde, entregou 402 próteses ortopédicas sob medida, mil 729 cadeiras de rodas e 685 órteses pelo SUS, Sistema Único de Saúde, de janeiro a 15 de dezembro de 2025.
Também foram entregues 340 meios auxiliares de locomoção, dois mil 818 aparelhos auditivos e 22 implantes para corrigir surdez severa.
A unidade realizou quase 203 mil procedimentos de reabilitação e 23 procedimentos medicamentosos de usuários com Atrofia Muscular Espinhal no ano passado.
Em parceria com o Hospital Estadual Santa Casa, os médicos do Cridac operaram 19 pacientes com pé torto congênito.
Segundo a secretária adjunta de Unidades Especializadas da Secretaria de Saúde, Patrícia Neves, a equipe do Cridac presta assistência integral aos pacientes, desde a entrega de materiais, em que os pacientes são acompanhados em cada fase do processo, até a emissão de laudos.
A secretária explicou que os equipamentos e aparelhos podem ser solicitados nos postos de saúde, nas Unidades de Reabilitação dos municípios e depois serão entregues no Cridac, que fica no Centro Político Administrativo, ao lado do novo Hospital Central do Estado, em Cuiabá.
O Cridac comemorou, no ano passado, 49 anos de atendimento especializado às pessoas com deficiência.
A unidade é referência em reabilitação à pessoa com deficiência em Mato Grosso, oferece serviços nas especialidades física, auditiva, intelectual, para o Transtorno do Espectro Autista e deficiências múltiplas.
Além disso, a unidade é responsável pela doação de órtese, prótese, meio auxiliar e aparelho auditivo.
Os pacientes passam por avaliação da equipe multiprofissional do Cridac, que conta com fisioterapeuta, psicólogo, ortopedista, fonaudiólogo e assistente social.