| Só nos dois primeiros meses deste ano, a Policia Civil recebeu mais de mil e 200 relatos de crimes pelo Disque Denúncia.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Tráfico e uso de drogas, estelionato, maus-tratos contra animais são apenas algumas das denúncias mais comuns registradas pelo telefone 197, da Polícia Civil, que atende a região Metropolitana de Cuiabá e do 181, o Disque Denúncia Nacional, que atende o interior do Estado.
Somente nestes dois primeiros meses de 2020, o serviço atendeu a mil 260 denúncias, sendo 631 ligações em janeiro e 629 em fevereiro, que auxiliaram não só as investigações de possíveis crimes ocorridos, mas também as forças de segurança no combate à criminalidade em Mato Grosso.
O tráfico de drogas figura na posição de crime com maior número de denúncias feitas, totalizando 469, sendo 232 em janeiro e 237 em fevereiro.
Em seguida, as denúncias de estelionato e fraude ocupam o segundo lugar, com 85 denúncias, com 48 em janeiro e 37 em fevereiro.
Também relacionada a campeã do ranking, o uso ou porte de drogas está em terceiro lugar, com 73 denúncias, sendo 45 em janeiro e 28 em fevereiro.
Ainda ocupam lugar na lista as denúncias de formação de bando ou quadrilha, de maus-tratos a animais, ameaça, roubo, homicídio, porte ilegal de armas, informações sobre fugitivos, crimes ambientais, entre outras.
O serviço de denúncias do 197 e do 181 funciona 24 horas, durante os sete dias da semana e a ligação é gratuita.