Só em abril, Farmácia de Alto Custo atendeu 11 mil pacientes com medicamentos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Yaponira Cavalcanti.

Texto do áudio:

A Farmácia Estadual do Componente Especializado, conhecida como “Farmácia de Alto Custo”, realizou mais de 42 mil atendimentos de entrega de medicamentos no primeiro quadrimestre de 2023.

O número é 62% maior do que o atendimento realizado no mesmo período de 2019, no início da atual gestão, quando foram ofertados pouco mais de 26 mil atendimentos.

Somente no mês de abril, foram atendidos cerca de 11 mil pacientes com medicamentos e insumos.

A sede da Farmácia de Alto Custo fica em Cuiabá, mas atende demandas dos 141 municípios do estado e fornece medicamentos para todos os pacientes cadastrados no sistema do Componente Especializado, seja via SUS, convênio ou atendimento particular.

Segundo o secretário adjunto de Unidades Especializadas da SES, Luiz Antônio Ferreira, todos os meses, cerca de 11 mil pessoas utilizam os serviços da Farmácia Alto Custo do Estado.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a unidade especializada oferece em torno de 200 tipos de medicamentos.

Caso a pessoa precise de um componente que integra a lista de medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, o usuário, munido de Receita e Laudo Médico Especializado e de exames exigidos pelo Ministério da Saúde, solicita o acesso ao medicamento junto à Farmácia Estadual.

Para saber se um remédio é fornecido pelo SUS e ter acesso a mais informações sobre os documentos necessários e os protocolos de medicamentos acesse o site da Secretaria de Estado de Saúde.