Setor de serviços atinge maior patamar desde novembro de 2015

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:

 

Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O setor de serviços cresceu 0,5% na passagem de julho para agosto, de acordo com dados do IBGE. Esse é o quinto mês seguido de alta da atividade.

Com isso, o setor se encontra 4,6% acima do registrado em fevereiro do ano passado, período pré-pandemia, e também alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015. Na comparação com agosto de 2020, o volume de serviços avançou 16,7%.

Na avaliação do gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, o resultado divulgado nesta quinta-feira (14) revela que o setor mantém trajetória de recuperação, influenciada também pelo avanço da campanha de vacinação contra a covid-19.

Ainda de acordo com Rodrigo Lobo, os dados da Pesquisa Mensal de Serviços indicam que, das cinco atividades pesquisadas, quatro apresentaram taxa positiva.

Mesmo com o avanço no mês analisado, os serviços prestados às famílias operam 17,4% abaixo do patamar de fevereiro de 2020. O destaque negativo ficou com os serviços profissionais, administrativos e complementares, que recuaram 0,4% no mês avaliado, depois de três altas seguidas. Com esse resultado negativo, o segmento voltou a ficar 0,2% abaixo do patamar pré-pandemia, se juntando aos serviços prestados às famílias.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.