Setembro tem saldo positivo de 313 mil empregos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O mês de setembro fechou com um saldo positivo de 313 mil empregos. Pelo terceiro mês seguido, desde que começou a pandemia, a diferença entre contratações e demissões tem resultado positivo.

Foram cerca de 1 milhão 380 mil novos contratos formais de emprego contra pouco mais de 1 milhão e 65 mil demissões. Comparado com agosto, que já tinha registrado um saldo positivo, o crescimento foi de 9%.

O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi divulgado nesta quinta-feira (29) e comemorado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele afirmou que os dados confirmam a retomada da economia em V -uma referência aos gráficos econômicos que registram grandes quedas e grandes retomadas, depois de chegar ao ponto mais baixo.

O ponto mais baixo da curva do desemprego foi no mês de abril, quando foram fechadas 900 mil vagas de trabalho formais, ainda no começo da pandemia do novo coronavírus. Apesar de ter destacado o setor de serviços, a indústria teve o melhor resultado, com um saldo positivo de pouco mais de 108 mil vagas. Os estados com melhores resultados proporcionais foram Alagoas, Roraima e Pernambuco.

Antes de divulgar o Caged, o ministro Paulo Guedes participou de uma audiência pública no Congresso Nacional, e defendeu a criação de um imposto sobre as operações do novo PIX, o novo sistema digital de transferência bancária, depósitos e pagamentos. Ele chamou o imposto de Digitax, mas ainda durante a audiência, negou que o imposto vá ser implantado.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.