Setembro Dourado. AACC/MT promove ações de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Univag

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

No mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, o chamado Setembro Dourado, a AACC, Associação de Amigos da Criança com Câncer, é uma das instituições que atuam na causa.

Recentemente, a instituição iniciou o Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em Mato Grosso.

A iniciativa foi direcionada aos acadêmicos de Medicina do Univag, Centro Universitário, e teve como objetivo auxiliar na identificação dos principais sinais e sintomas iniciais do câncer em crianças e adolescentes. 

De acordo com dados do INCA, Instituto Nacional de Câncer, o número de casos novos de câncer infantojuvenil estimado para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de sete mil 930 ocorrências.

A cada hora, um novo caso é identificado no Brasil, porém é estimado que mais de quatro mil e 500 crianças e adolescentes não recebam diagnóstico correto anualmente.

Para a gestora executiva da AACC, Perolina Cezar, sensibilizar a população e as autoridades municipais, estaduais e federais sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil é fundamental para que os casos sejam atendidos de forma adequada desde o início. 

Todas as despesas da instituição, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene, capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas.

Se você ficou interessado em contribuir com a AACC é só ligar para o telefone (653025-0800.