| Sete hospitais do SUS MT não tem mais vagas em UTIs para Covid-19 -.mp3 |
Foto da manchete: Prefeitura de Cuiabá
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Sete hospitais do SUS, Sistema Único de Saúde, estão com os leitos de UTI, Unidade de Terapia Intensiva, exclusivos para pacientes com Covid-19, lotados em Mato Grosso, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado no último fim de semana.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado é de 85,99%.
Mato Grosso tem 16 hospitais com leitos exclusivos para tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus.
Além dos sete que estão 100% ocupados, outros oito estão com a capacidade acima de 50%.
Apenas um hospital, o de Nova Mutum, está com a capacidade em 30%.
As unidades de saúde com UTIs lotadas são o Hospital Universitário Júlio Müller e o Hospital e Pronto Socorro, ambos em Cuiabá.
Além do Hospital Municipal de Tangará da Serra, o Hospital Regional de Cáceres, Hospital Regional de Sinop, Hospital Municipal de Barra do Garças e o Hospital Vale do Guaporé, em Pontes e Lacerda.
Para agravar o colapso no sistema de atendimento, vários postos de saúde estão sem testes rápidos, principalmente em Cuiabá e Várzea Grande.
De acordo com a Secretaria de Saúde, ao todo, são 257 leitos de UTI para covid e apenas 24 estão disponíveis para atender novos pacientes.
Já os leitos de UTI pediátricos estão 90% ocupados. O estado possui 10 leitos para crianças com Covid-19 e apenas um está disponível.
Segundo o boletim da Secretaria de Saúde, os leitos de enfermaria estão com taxa de ocupação em 44%. Das 493 vagas, 207 estão ocupadas.
A Secretaria de Estado de Saúde notificou, nas últimas 72 horas sete mil 650 novos casos de covid-19 e 43 mortes em todo Estado.
Este é o maior número de mortes pela doença registrado em Mato Grosso este ano.