ALMT e MTE lançam programa Jovem Aprendiz e apresentam novos auditores fiscais do trabalho

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Ilustração/Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:


A Assembleia Legislativa e o Ministério do Trabalho e Emprego realizam, na manhã desta terça-feira, no auditório Milton Figueiredo, o lançamento do programa “Jovem Aprendiz na Assembleia Legislativa”.

Durante o evento, também serão apresentados os novos Auditores-Fiscais do Trabalho aprovados no Concurso Nacional Unificado e empossados em dezembro de 2025 na Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso.

Ao todo, 27 auditores-fiscais do trabalho foram nomeados para o estado.

Desse total, 15 vão atuar em Cuiabá, seis em Rondonópolis e seis em Sinop, ampliando em mais de 50% o quadro de auditores da Superintendência.

Durante a cerimônia serão apresentados os auditores que vão trabalhar na capital. A programação também inclui palestras sobre combate ao trabalho análogo à escravidão e promoção da aprendizagem profissional.

Entre as autoridades confirmadas estão o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, e o superintendente regional do Trabalho em Mato Grosso, o auditor-fiscal do trabalho, Gerson Antônio Delgado.

O evento marcará ainda a apresentação dos 18 jovens aprendizes que vão atuar na Assembleia Legislativa.

Na ocasião, será assinado um termo de cooperação entre o Ministério do Trabalho e Emprego e a Assembleia Legislativa, formalizando a parceria para ampliar a aprendizagem profissional e fortalecer ações de enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão.

Segundo o superintendente Gerson Delgado, a aprendizagem profissional é uma das prioridades da atuação da fiscalização no estado.

Segundo ele, a aprendizagem profissional tem importante função social e também atua como política pública de prevenção e combate ao trabalho infantil.

Delgado lembrou que adolescentes contratados como aprendizes possuem vínculos formais e protegidos, o que os afasta de situações de exploração.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, afirmou que a criação do programa representa um passo importante para aproximar o Parlamento da sociedade e contribuir diretamente com a formação cidadã e profissional de jovens.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima