| 01 Senador mato-grossense Jayme Campos é o campeão na destinação de recursos via emendas PIX.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
As emendas Pix, que permitem repasses diretos a prefeituras e estados, têm sido alvo de críticas do STF, Supremo Tribunal Federal, pela falta de transparência.
Desde sua criação em 2019, o valor das emendas Pix cresceu consideravelmente, alcançando sete bilhões e 700 milhões de reais em 2024, um aumento de 12 vezes em relação ao valor inicial de 621 milhões.
Parlamentares defendem o modelo por sua agilidade, pois elimina a burocracia dos métodos tradicionais de repasse.
O senador Jayme Campos, do União Brasil de Mato Grosso, foi identificado como o parlamentar que mais destinou recursos de emendas PIX desde 2020, totalizando mais de 89 milhões de reais.
O levantamento, realizado pelo jornal O Globo, destaca que o formato de transferência direta aos municípios tem sido amplamente utilizado por Campos devido às vantagens na agilidade dos repasses.
Segundo Jaime, o modelo “elimina burocracias” e possibilita que os recursos cheguem mais rapidamente às prefeituras.
Outro parlamentar de Mato Grosso que aparece no levantamento é o ministro Carlos Fávaro, do PSD, atualmente licenciado do Senado, que destinou mais de 76 milhões de reais em emendas PIX no mesmo período.
Ambos estão entre os dez parlamentares que mais utilizaram o formato desde sua implementação.
Jayme Campos destacou a agilidade proporcionada pelo modelo. “Antes, você mandava um recurso e demorava anos para que ele fosse liberado” , argumenta o senador mato-grossense.