| Sema doa equipamentos a PM-MT para fortalecer o combate aos crimes ambientais.mp3 |
Foto da manchete: Sema-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, entregou, esta semana, quase 300 mil reais em equipamentos para apoiar a atuação da Polícia Militar nas ações de fiscalização ambiental em campo.
O Bope, Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, recebeu quatro telefones via satélite com planos para funcionamento em regiões remotas, onde não há sinal de telefone.
Também foram entregues ao Bope 14 rastreadores portáteis de GPS com plano de utilização, um roteador wireless por satélite, cinco câmeras de trilha Full HD, e quatro detectores profissionais de câmera GPS.
Já a 3ª Companhia Independente de Polícia de Santo Antônio de Leverger recebeu três aparelhos de GPS e um kit contendo uma lancha com motor de popa e carreta para transporte.
De acordo com o secretário-executivo da Sema, Alex Marega, a Sema tem feito uma parceria importante com a Secretaria de Segurança Pública para apoiar as ações de combate aos crimes ambientais em Mato Grosso.
Os itens foram comprados com o dinheiro do pagamento de multas ambientais por compensação.
Neste caso, a pessoa que cometeu uma infração assina um TCA, Termo de Compromisso Ambiental, e se compromete a comprar bens e serviços para melhorar o meio ambiente, fazer a recuperação do dano e, com isso, terminar o seu processo administrativo de responsabilização de forma mais rápida.