| Segurança Pública faz balanço positivo da “operação limpeza” realizada na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.mp3 |
Jurandir Antonio - Da redação
A operação de limpeza e reorganização deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, surtiu reflexos positivos, entre eles a redução de índices criminais como homicídios, roubos e furtos, já nos primeiros 30 dias de atividades.
A avaliação foi feita pelo secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, durante conversa com jornalistas nesta segunda-feira, para apresentar os primeiros resultados da operação.
Segundo Alexandre Bustamante a operação já apresenta resultados positivos dentro e fora do presídio.
Sonora Alexandre Bustamante
Entre 12 de agosto e 13 de setembro deste ano, houve redução de 30% no número de homicídios no Estado, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O número de roubos de veículos caiu em 23% e o total de roubos caiu 20%, todos os índices comparados com o mesmo período do ano passado.
Nos primeiros trinta dias da operação na Penitenciária Central do Estado foram apreendidos nas celas 171 celulares, 506 chips, 12 baterias avulsas, 352 cadernos com anotações feitas por presos, além de dezenas de armas artesanais e sete quilos de drogas.
Com a limpeza e retirada de privilégios das celas, como freezers, micro-ondas, forno elétrico, aparelhos musicais, televisores e até churrasqueira, foi possível fazer obras e ampliar mais 137 leitos.