| Segundo dados do IBGE, Mato Grosso tem mais de 170 mil adultos analfabetos.mp3 |
O Dia Mundial da Alfabetização foi comemorado neste domingo, oito de setembro. A data foi criada para debater a importância do tema.
Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Educação tem feito esforços para reduzir os índices de analfabetismo, implementando políticas públicas para a alfabetização, tanto na idade certa, como para jovens e adultos.
Na alfabetização de jovens e adultos, o projeto Muxirum da Alfabetização já bateu a meta de matrículas para este ano.
São dois mil 850 adultos matriculados, 127 alunos a mais do que o esperado.
Em dois anos de trabalho, mais de 10 mil pessoas foram alfabetizadas e já conseguem ler e escrever, graças ao esforço dos coordenadores e alfabetizadores que atuam em mais de 30 municípios do estado, em um trabalho realizado em regime de colaboração com as Prefeituras.
Apesar dos bons números, Mato Grosso tem hoje, segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com cerca de 170 mil adultos analfabetos, principalmente na zona rural.
“Nossa meta é diminuir esses dados. Por isso, estamos trabalhando para ampliar o Muxirum para todo o Estado. Temos que diminuir os analfabetos e ao mesmo tempo aprimorar nosso trabalho”, ressalta a secretária de Estado de Educação Marioneide Kliemaschewsk.