| Segunda-feira começa a terceira etapa da vacinação contra a gripe.mp3 |
Vinícius Antônio
A terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve a data alterada pelo Ministério da Saúde.
Com a mudança, essa etapa passará a ser entre o dia 11 de maio e cinco de junho, havendo também divisão em duas fases, com objetivo de alcançar o público alvo da ação.
Além disso, o dia D previsto para ocorrer no dia nove de maio também foi cancelado com recomendação de que as ações de vacinação sejam organizadas, conforme a realidade local, levando em conta, principalmente, o alcance da cobertura vacinal.
Inicialmente, a terceira etapa seria entre nove a 22 de maio, mas de acordo com o Ministério da Saúde, a mudança foi necessária por considerar o momento atual de propagação do Coronavírus no país, a população que deve ser vacinada nesta etapa e a disponibilidade e cronograma de entrega das vacinas pelo Instituto Butantan, bem como a distribuição gradual da vacina às Unidades Federadas.
A terceira etapa tem como grupos prioritários crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, pessoa com deficiência, gestantes, mulheres em até 45 dias após o parto, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e particulares.
Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde recebeu quinhentas e 88 mil e quatrocentas doses da vacina contra a influenza.
Para essa terceira e última etapa da campanha são esperadas nesta semana mais duzentas e setenta e duas mil e quatrocentas doses.