| 03 Segmento do comércio aposta no crescimento das vendas para o Dia dos Namorados.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação
Por Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O varejo projeta um crescimento de 10% para as vendas do Dia dos Namorados em 2023.
A expectativa é de 100 milhões de consumidores irem às compras, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
O tíquete médio nacional, segundo sondagem realizada junto aos lojistas pela Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings, deverá ser de 240 reais.
Os presentes mais procurados, segundo a associação, serão roupas, moda praia e íntima, perfumes, cosméticos e maquiagem, calçados e acessórios e tecnologia e eletroeletrônicos.
12 de junho, o Dia dos Namorados, é considerada uma das principais datas no calendário comercial, podendo deixar o pequeno empreendedor otimista.
Em Mato Grosso, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o lucro do comércio pode chegar a 52 milhões de reais neste ano.
De acordo com a pesquisa, 57% da população vai presentear sua companheira ou companheiro, mas 20% desses pretendem comprar presentes dos pequenos empresários.
A pesquisa aponta que as pessoas tendem a comprar um item de presente na média de 301 reais.
Entre os itens mais procurados pelos consumidores estão roupas, com 19%, seguido de perfumes, jóias e acessórios.
A maioria dos consumidores deve procurar por lojas de departamento, entretanto, 20% vai optar por comprar em lojas pequenas.
Cerca de 24% das pessoas que não adquiriram presentes no ano passado devem presentear a parceira ou o parceiro neste dia 12 de junho.
A pesquisa quantitativa do Sebrae Mato Grosso foi realizada entre os dias oito e 19 de maio, com mil 116 entrevistados em todo o estado.