| Seduc diz que recesso escolar vai contribuir para maior proximidade entre pais e filhos.mp3 |
Vinícius Antônio
A Seduc, Secretaria de Estado de Educação, dá dicas para que os pais aproveitem o momento em que a grande maioria está em casa, por conta da pandemia do novo coranavírus.
A antecipação do recesso escolar é uma oportunidade para estreitarem as relações.
Atividades como compartilhar tarefas, dialogar, brincar, dançar e cantar contribuem para estreitar a relação e ainda para que as crianças e adolescentes continuem desenvolvendo seus processos cognitivos e socioemocionais em casa.
Uma das atividades que pode ser compartilhada neste período é a leitura, que possibilita o desenvolvimento da escrita e estimula a imaginação e a criatividade.
Outra sugestão é promover jogos e brincadeiras educativas, desde os tradicionais como quebra-cabeça e tabuleiro aos mediados pelas tecnologias digitais.
Atualmente, existem games, que possibilitam trabalhar a matemática, a língua portuguesa, química e demais áreas do conhecimento.
A Seduc está articulada com o Conselho Estadual de Educação estudando medidas para que se garanta o cumprimento do ano letivo de 2020, caso as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública sejam prolongadas por período superior ao previsto em Decreto.
“Embora as aulas estejam suspensas na rede estadual de ensino, no período de 23 de março a 05 de abril, a Seduc continua desenvolvendo ações para assegurar o direito à uma educação de qualidade para todos os nossos estudantes”, afirma Rosa Luzardo, secretária adjunta de Gestão Educacional.