| Seduc classifica como “satisfatório” o desempenho dos estudantes de Mato Grosso no Enem.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Alunos da rede estadual de ensino tiveram bom desempenho no Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, com notas superiores à média nacional da redação, que foi de 592,9 pontos, de acordo com o Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela aplicação do exame.
Três alunas se destacaram: Keyt Marrone Barbosa de Lara que obteve 980, uma das maiores pontuações do Estado, Mabily Fortes e Nayara Pompilho, aluna de uma escola do campo, que conquistaram 920 pontos.
A aluna da Escola Estadual Júlio Muller, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, Keyt Marrone relata que fez o exame do Enem de 2019 para provar que seu desempenho seria superior ao do ano anterior, quando conseguiu 600 pontos, suficientes para cursar nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Keyt Marrone, que sempre estudou em escola pública, explica que estudou muito em 2018, trabalhou as competências, a estrutura da redação, variou os temas, fez o possível para tirar uma boa nota.
“Para minha surpresa, quase cheguei aos mil pontos. Foi bom? Foi maravilhoso. Quando olhei a nota nem acreditei”, comemora.
Já a estudante Mabily Fortes, que obteve 920 pontos, também concorda que o diferencial para conquistar uma boa nota é estudar com afinco. Ela concluiu o ensino médio na Escola Estadual Luis Pedroso da Silva, no bairro Capão Grande, em Várzea Grande.
“Acreditava que fosse tirar uma boa nota, mas não tão alta como essa. Foi emocionante ver o resultado final”, destaca a aluna.
Mabily assegura que não existe segredo para obter uma nota dessas. “É preciso estudar muito e acreditar em você mesmo”, explica.
Aluna da Escola Estadual do Campo, José Cassimiro de Pinho, em Nossa Senhora do Livramento, Nayara Pompilho conseguiu 920 pontos na redação.
O diretor da Escola, Ronaldo Guimarães relata que Nayara sempre foi uma aluna dedicada, desde que iniciou os estudos no 1º ano do ensino fundamental.
“Para ela e para nós da escola foi uma surpresa positiva ter uma aluna nossa com uma pontuação dessas. Com certeza, foi graças ao esforço dela que estudava de manhã e reservava o período vespertino para reforçar redação e outras disciplinas”, acrescenta.
O coordenador do Ensino Médio da Seduc, Secretaria de Estado de Educação, Isaltino Alves Barbosa, considerou positivo o desempenho dos estudantes, uma vez que a maior parte das notas de redação são superiores à média nacional.
“Embora os resultados prévios do MEC indiquem que Mato Grosso não teve nota mil, temos uma média considerável que, em muitos casos, superam os 900 pontos”, ressaltou Barbosa.