Seduc chama de “truculenta” a orientação do MEC para que alunos sejam filmados cantando o hino nacional

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

“Em Mato Grosso, nenhuma criança será filmada em pátio de escola cantando o hino nacional. Isso é uso indevido da imagem, precisa de autorização dos pais. Também não haverá leitura de carta com o slogan de Bolsonaro no ambiente escolar”.

Foi o que declarou a secretária estadual de Educação, Marioneide Klimaschewsk, que classificou como “truculento” o e-mail enviado pelo Ministério da Educação para escolas de todo país pedindo que crianças sejam gravadas em vídeo, após serem perfiladas para cantar o Hino Nacional.

Além disso, considera como inadequado a leitura da carta finalizada com o slogan de campanha do presidente Jair Bolsonaro: "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos".

Para a secretária, isso afronta as diretrizes básicas do ensino. “Somos contra qualquer impregnação de ideologia político-partidária no ambiente escolar. A Seduc não concorda e não permite esse tipo de prática”, reforçou a secretária.

 

Por isso, Marioneide comemorou a decisão do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, de recuar da orientação enviada para as escolas. Segundo ela, o pedido do MEC não seria atendido pela rede de ensino público estadual de Mato Grosso.