Seduc aplica Exame da Educação de Jovens e Adultos em Porto Alegre do Norte

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Seduc, Secretaria de Estado de Educação, realiza nesta segunda-feira, mais uma etapa do Exame Certificador da Educação de Jovens e Adultos, o Certifica Mais, em parceria com a Escola Estadual Gilvan de Souza e a Penitenciária Pública de Porto Alegre do Norte, no interior do Estado.

O objetivo da ação é conceder a certificação da conclusão dos estudos das etapas do Ensino Fundamental e Médio.

A primeira avaliação foi realizada no dia 14 de junho, com a presença da Diretoria Regional de Educação do Polo de Confresa e do Núcleo de Educação Socioeducativo e Prisional Pública.

O diretor da Escola Gilvan de Souza, Jhonnathan Rodrigues, explicou que a ação é fundamental para a inclusão.

Segundo ele, na primeira etapa, 12 estudantes tiveram a oportunidade de realizar o exame, e puderam testar seu conhecimento.

Rodrigues destacou a importância de uma pequena ação, que vai transformar a vida de muitas pessoas em privação de liberdade, proporcionando assim, à equidade.

Já o diretor da unidade prisional, Raimundo Ferreira Fonseca, lembrou que pessoas privadas de liberdade, muitas vezes não tiveram ou não aproveitaram a oportunidade de concluir os estudos.

Para Fonseca, a ação impulsiona o resgate, e possibilita que eles concluam o ensino e voltem à sociedade com um novo horizonte, um novo futuro.

O Exame Certificador de EJA é um programa do Governo do Estado de Mato Grosso, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação, que visa conceder a todo cidadão e cidadã mato-grossense, que não finalizou seus estudos em idade escolar regular, a oportunidade de obter a certificação da Educação Básica.

Ao todo, 37 unidades de aplicação do Exame Certificador de EJA estão distribuídas pelo Estado, de acordo com sua localização geográfica.