Seduc alerta que prazo para confirmar informações para o censo escolar está terminando

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Ascom / Seduc

Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, reabriu a plataforma do Sistema Educenso para que as escolas públicas e privadas confirmem ou retifiquem dados declarados, em maio deste ano, ao Censo Escolar 2024.

O prazo, que busca garantir que as escolas possam ajustar suas informações para refletir a realidade de seus estudantes, professores e da gestão escolar, vai até o dia 16 de outubro.

O Censo Escolar é a ferramenta que permite conhecer a educação em todo o País.

O coordenador do Censo Escolar da Seduc, Secretaria de Estado de Educação, Rodrigo Jacob, alerta que a importância da retificação e confirmação dos dados não pode ser subestimada, já que a divisão dos recursos para a educação é calculada com base no número de matrículas coletadas.

Jacob destacou ainda que esses dados são fundamentais para a formulação de políticas públicas que buscam melhorar a educação e enfatiza que é vital que as instituições apresentem seus dados de forma exata e atualizada, uma vez que isso influenciará diretamente as verbas recebidas.

O coordenador lembrou que qualquer erro pode comprometer a distribuição de recursos federais, como aqueles destinados a livros didáticos, transporte e alimentação escolar.