Secretaria do Estado de Agricultura Familiar estuda como utilizar lixo como combustível.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
A Seaf está estudando, afim de aproveitar os resíduos orgânicos das cidades, uma maneira de produzir o biometano, combustível semelhante ao Gás Natural Veicular. O projeto pretende ser iniciado na capital mato-grossense estimando-se coletar cerca de 600 mil quilos de resíduo orgânico no mês.
O lixo orgânico produzido pelos múnicipios é qualquer tipo de resto de alimento de origem vegetal ou animal, que se encontra diariamente nas residências, indústrias alimentícias, restaurantes, e que podem ser aproveitados para a exploração do gás metano.
O Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás é uma instituição científica que desenvolve pesquisas e visitas técnicas ofertando técnicas para o desenvolvimento sustentável da cadeia do biogás. Hoje, a Usina de Itaipu opera com o uso de biogás produzido por resíduos orgânicos gerados pelas atividades agroindustriais o utiliza no seu abastecimento de veículos.
Além do quesito econômico, a geração de energia a partir do uso do lixo orgânico reduziria os acúmulos depositados nos aterros sanitários, funcionando como alternativa para municípios que ainda não se adequaram à Política Nacional de Resíduos Sólidos.