Hospital Central terá 278 leitos e vai atender a população de graça pelo SUS

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Michel Alvim | Secom-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio 

 

O Hospital Central do Estado de Mato Grosso, que será inaugurado pelo Governo do Estado no dia 19 de dezembro, em Cuiabá, terá 287 leitos.

Serão 78 leitos de UTI, Unidade de Terapia Intensiva, 18 leitos semi-intensivos, 180 de enfermaria e 11 de isolamento.

A nova unidade contará ainda com dez salas cirúrgicas, inclusive com a realização de cirurgias robóticas.

O hospital também terá duas salas de hemodinâmica para realizar procedimentos minimamente invasivos, como cateterismo cardíaco e angioplastia.

Vale destacar que os atendimentos realizados no Hospital Central serão 100% pelo SUS, Sistema Único de Saúde.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, depois de 34 anos de obra parada, a unidade foi reprojetada e construída com o mesmo padrão de qualidade dos melhores hospitais do país para atender a população de Mato Grosso pelo SUS, ou seja, 100% gratuita.

Após a inauguração, o hospital será aberto a visitas guiadas para a população e representantes de diversos poderes e setores.

Em seguida, haverá a desinfecção e, já em janeiro de 2026, o Hospital Central estará pronto para iniciar as atividades.

Os demais serviços serão implementados em outras três etapas, que devem acontecer mensalmente até abril.

Entre as especialidades médicas previstas para o hospital, estão: cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, ortopedia, urologia, cirurgia oncológica, cirurgia vascular, cardiologia e neurocirurgia. No futuro, também é prevista a realização de transplantes na unidade.