| Secretaria de Saúde investiga mais seis casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A Secretaria de Estado de Saúde notificou, nesta segunda-feira, mais seis casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso.
No total, são monitorados 15 casos suspeitos no estado, provenientes de sete municípios. Ainda não há casos confirmados oficialmente pelo Estado, conforme sistema do Ministério da Saúde.
Os 15 pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para locais onde há a circulação do novo vírus ou estabeleceram contato com casos suspeitos ou confirmados.
As ocorrências que levantam a suspeita do COVID-19 estão em Lucas do Rio Verde, Araputanga, Nova Xavantina, Rondonópolis e São José do Rio Claro, cada município com um caso. Aripuanã tem quatro casos suspeitos e a capital, Cuiabá, seis.
Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 32 ocorrências em Mato Grosso. Ainda de acordo com a Nota Informativa da Secretaria de Estado, sete casos foram descartados e 10 foram excluídos por não preencherem critérios de definição de caso para COVID-19.
Ainda conforme a área técnica, os dados estão sendo atualizados gradativamente pelo sistema nacional de monitoramento.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus.
Entre as medidas estão: lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente e cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.