| Secretaria de Saúde debate com municípios ações para enfrentar o coronavírus.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A Secretaria de Estado de Saúde realizou uma reunião com profissionais das secretarias municipais de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande, para alinhar as ações de prevenção, detecção e controle do novo coronavírus.
Desde que os primeiros casos do novo vírus foram registrados na cidade chinesa de Wuhan, a população ficou apreensiva com a sua rápida propagação.
No Brasil, o Ministério da Saúde tem produzido boletins epidemiológicos e atualização diariamente o número de casos suspeitos.
Conforme o último boletim, 14 casos estão sob suspeita no Brasil, em Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Ceará e Rio Grande do Sul.
Embora Mato Grosso não tenha notificações de casos suspeitos, os profissionais da Saúde têm mantido contato constante com o Ministério da Saúde para receber orientações sobre a possível entrada do vírus no território brasileiro.
Na reunião, os representantes dos municípios foram orientados para que sejam feitos exames laboratoriais para investigação dos casos diagnosticados como possíveis suspeitos, conforme classificação de risco do Ministério da Saúde.
Também foi repassado aos profissionais que os casos considerados sem gravidade podem ser acompanhados pelas unidades de Saúde da Atenção Primária.
Aqueles que forem detectados como graves devem ser encaminhados à unidade de saúde de referência em Mato Grosso, o Hospital Universitário Júlio Muller.
Os profissionais de saúde dos demais municípios do Estado vão receber as mesmas orientações por meio de uma nota técnica, que definirá o fluxo de atendimento.