Secretaria de Estado e Agricultura Familiar faz mapeamento de perfil sócio econômico de população rural_0.mp3 |
Da redação - Guilherme Alves
Mato grosso vai pela primeira vez utilizar um sistema muito próximo ao Radis, Diagnóstico dos Sistemas Agrários, desenvolvido pela UFMT, para regularizar a situação fundiária de projetos ligados ao Incra. O diagnostico vai comtemplar primeiramente as famílias beneficiadas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário.
Hoje em dia, parte dos agricultores familiares sem-terra ou com pouca terra estão impedidas de acessar novos créditos devido às irregularidades dos projetos de crédito, desde inconsistência na ocupação das propriedades, até falta de orientação para quitação de valores financiados.
Os dados serão coletados através de questionários aplicados por técnicos do Escritório de Inovação Tecnológica. Além de traçar o perfil socioeconômico do agricultor, a pesquisa vai levantar informações relativas à vocação agrícola e aos sistemas agrários locais e regionais para posterior regulação ambiental e fundiária das propriedades.
A Superintendente do Crédito Fundiário, Iracema Araújo Ramos se mostra confiante com o argumento. “Nossa proposta é reunir o maior número de informações possíveis sobre o perfil dos nossos agricultores familiares, especialmente os beneficiários do PNCF, com a expectativa de propormos soluções viáveis para o avanço econômico das famílias”.
Voz - Guilherme Alves