Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer capacita profissionais de museologia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação - Sapicuá Rádio News

Nessa semana, Rondonópolis e Barra do Garças receberam palestras e oficinas para museólogos com temas de conservação e planejamento. O intuito foi devido a implantação do Sistema Estadual de Museus em municípios do interior de Mato Grosso.

“Como Mato Grosso é muito grande, a iniciativa de levar esses cursos para o interior deverá trazer resultados positivos. Pessoas de todas as regiões do Estado podem ter acesso a informações relevantes para melhor organização dos museus”, explica Maurício Selau, um dos representantes da empresa Viés Museologia e Patrimônio, que foi contratada por meio do convênio federal entre a Secel e o Instituto Brasileiro de Museus.

A formação é uma das etapas para a implantação do Sistema, pois visa capacitar os profissionais que atuam nos equipamentos existentes no Estado. O sistema vai garantir uma plataforma de dados e informações para dar suporte e implementar programas de modernização e salvaguarda dos acervos além de ampliar e diversificar a comunicação com o público.

Outros cursos já foram oferecidos por meio do convênio, como a oficina de Plano Museológico e o curso de Reserva Técnica. O acordo ainda possibilitou a compra de equipamentos de informática e móveis a serem usados na organização do Sistema Estadual. Além de Cuiabá, Rondonópolis e Barra do Garças, outros municípios serão contemplados com cursos de formação museológica.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.