04 SECA EXTREMA. SenaMT formou mais de 800 brigadistas para combater focos de incêndio.mp3 |
Foto da manchete: ASCOM Senar
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O período mais seco do ano já começou e, com ele, o risco de queimadas.
Pensando nisso, o Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, e o Sistema Famato, têm atuado para orientar e capacitar a população do estado, sobretudo a rural.
Para isso, foram realizados 97 cursos, entre Brigada de Incêndio tipo I, tipo II e Florestal, formando 815 novos brigadistas, preparando os profissionais do campo para combater os focos de incêndio e diminuir os impactos para o meio ambiente, a produção e a sociedade.
Os cursos de Brigada de Incêndio Tipo I, Tipo II e Florestal proporcionam conhecimento sobre a prevenção contra incêndios, permitindo que os participantes evitem prejuízos ambientais, de vidas e financeiros.
Com uma carga horária de 32 horas, os participantes aprendem sobre segurança e saúde no trabalho, técnicas de RCP para adultos, crianças e bebês, além dos aspectos legais relacionados às responsabilidades de brigadista.
O coordenador da Equipe de Produtos Educacionais, Pedro Gabriel Gomes, destaca que o Senar está empenhado em preparar cada vez mais brigadistas para atuarem nos combates a incêndios em todo estado, colaborando com os Bombeiros neste importante trabalho.
Vale ressaltar que o Governo de Mato Grosso antecipou o período proibitivo de uso do fogo no Pantanal em 2024 para junho e segue até o fim de dezembro e no Cerrado e na Amazônia, o período proibitivo começou em 1º de julho e prossegue até o final de dezembro.
Quem tiver interesse em fazer o curso de Brigada de Incêndio, deve procurar o Sindicato Rural mais próximo da sua região.