| 07 Sebrae MT alerta MEIs para o perigo de golpes virtuais com boletos falsos.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Em todo o país, MEIs, Microempreendedores Individuais, enfrentam um crescente perigo virtual que são os golpes que buscam desviar recursos financeiros por meio de boletos fraudulentos.
O Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso, alerta que, nos últimos meses, tem sido observado um aumento no número de páginas falsas na internet que emitem boletos falsos.
Geralmente, os golpistas criam sites que imitam as plataformas oficiais do governo e confundem os usuários.
Mensagens são enviadas por meio de e-mail, whatsapp ou SMS e, ao acessar as páginas falsas, os MEIs geram boletos adulterados.
A analista de Negócios do Sebrae Mato Grosso, Liliane Ramos, ressalta que a prática maliciosa não apenas impacta financeiramente os empreendedores, mas também compromete a segurança de dados pessoais e empresariais.
Segundo ela, os microempreendedores devem sempre verificar a autenticidade dos sites e das propostas recebidas. Utilizar apenas os canais oficiais do governo e do Sebrae é fundamental para evitar cair em golpes.
Caso um MEI identifique que foi vítima de um golpe, a orientação é que ele denuncie imediatamente na ouvidoria competente e registre um boletim de ocorrência na polícia.
O Sebrae Mato Grosso oferece atendimento gratuito aos Microempreendedores Individuais que necessitam de algum tipo de orientação.
Os interessados podem entrar em contato pelo 0800 570 0800 ou procurar um dos 142 pontos de atendimento espalhados pelo estado.