| 05 Sebrae mostra potencialidades dos biomas de Mato Grosso em evento nos Estados Unidos.mp3 |
Foto da manchete: Ass. Sebrae/MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
O Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso, mostra as potencialidades turísticas dos três biomas do estado durante a ‘Visit Brasil Gallery’, em Nova York, nos Estados Unidos.
O evento, que começa nesta segunda-feira e segue até o dia 27 de setembro, é destinado a jornalistas, autoridades, profissionais do trade turístico, influenciadores e o público em geral, com o objetivo de fomentar o turismo nacional.
Neste ano, o tema central é a região amazônica.
Apenas dois estados foram selecionados pelo Governo Federal para representarem os potenciais turísticos do bioma amazônico durante a exposição: Mato Grosso e Pará.
A estratégia é fomentar o turismo regional da biodiversidade amazônica, já que em 2025, o Brasil vai sediar a Conferência das Partes, a COP 30, na cidade de Belém, capital do Pará.
No dia 26, o foco será nas atrações turísticas mato-grossenses, em que estarão presentes como painelistas: o diretor Técnico do Sebrae Mato Grosso, André Schelini; o líder-jovem dos Haliti-Paresi, Alex Onaezokemar, a representante do Quilombo Mata Cavalo, Gonçalina Santana, e a chef de cozinha Ariani Malouf que apresentará a gastronomia regional no evento.
O Sebrae Mato Grosso vai mostrar ainda como o turismo sustentável pode ser integrado às práticas de preservação ambiental, com o desenvolvimento econômico na região.
Em Carta Aberta apresentada durante o encontro “Saúde Mental – Novo Olhar para Mato Grosso”, promovido pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, na última semana, foi proposta a criação de uma rede de atenção e organização de serviços em saúde mental, com cinco grandes ações estratégicas de trabalho.