| Santa Casa de Cuiabá deve ser reaberta em um mês, diz o Secretário Estadual de Saúde.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
O Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse que a Santa Casa de Cuiabá deve ser reaberta em um mês, já que será necessário retomar contratos, serviços médicos e compra de medicamentos.
A Santa Casa é um hospital filantrópico, conta com 248 leitos e tem mais de 200 anos de fundação, atendendo a casos de média e alta complexidade. O fechamento da unidade sobrecarregou os outros hospitais do estado e da capital.
Recentemente, por meio de um decreto de requisição administrativa dos bens e serviços da Sociedade Beneficente Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, o Governo do Estado assumiu o controle da unidade hospitalar.
A administração do hospital ficará sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde e funcionará, durante um período não informado, como um hospital público estadual.
“Com essa iniciativa o Governo do Estado passa utilizar as instalações da Santa Casa, móveis e imóveis, para fazer funcionar os serviços de alta e média complexidade que eram contratados pelos governos estadual, federal e municipal”, explicou Figueiredo.
De acordo com o secretário, o governo está discutindo com o Ministério Público do Trabalho a forma de pagar os funcionários da Santa Casa.
Os servidores, que estão há sete meses sem receber, devem se reunir com o secretário nesta segunda-feira, para tentar chegar a um acordo sobre as indenizações trabalhistas.
Segundo o secretário, existe uma dívida de aproximadamente 11 milhões de reais, somente em relação aos salários dos funcionários.