| Rosa Neide apoia o pedido de impeachment do ministro da Educação.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Um grupo de parlamentares pediu, esta semana, ao STF, Supremo Tribunal Federal, o impeachment do ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Entre os parlamentares que solicitaram o afastamento do ministro, está a deputada federal professora Rosa Neide, do PT de Mato Grosso.
De acordo com os deputados, o ministro é responsável por uma série de atos incompatíveis com o decoro, a dignidade e a honra do cargo.
"O ministro da Educação não tem o direito de esmagar os sonhos de mais de 50 milhões de estudantes", protestou Rosa Neide.
Deputados do PT, PV, PSB, Cidadania, PC do B, Rede e PSDB assinaram o documento.
Ligada à bancada de oposição, Rosa Neide afirmou que o ministro está reagindo com deboche à situação.
“Nós estamos vendo pais e mães em desespero em função do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. Nós estamos vendo a escola básica abandonada, prefeitos e governadores sem os recursos, e o ministro fazendo deboche nas redes sociais”, questionou a deputada mato-grossense.
A situação do ministro se agravou após diversos erros na correção do Enem e a forma como Weintraub tem tratado o assunto.
O Ministério da Educação afirma que todas as falhas foram corrigidas, entretanto, dezenas de estudantes já foram à Justiça para questionar os resultados do exame.
A perda do cargo comissionado dos ministros de Estado por meio de impeachment está prevista por lei.