Resultado do Censo 2022 garante mais uma vaga de deputado federal para Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agencia Camara

Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Mato Grosso e outros seis estados devem ter mais uma vaga de deputado na Câmara Federal, em Brasília, com base no resultado do Censo 2022, que mostrou um aumento da população.

A projeção foi feita pelo Diap, Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, e leva em conta a nova estimativa da população de cada estado feita pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A mudança é porque a representação na Câmara equivale à proporcionalidade da população dos estados e do Distrito Federal.

Contudo, para a alteração acontecer de fato, a medida deve ser aprovada por meio de uma lei complementar.

O levantamento do Diap mostrou como seria um possível cenário com a atualização das bancadas estaduais na Câmara Federal.

A distribuição de cadeiras seria proporcional à população dentro dos limites mínimos e máximos, ou seja, de oito a 70 deputados federais para os estados.

Sendo assim, Mato Grosso ganharia mais uma cadeira, ou seja, passaria de oito para nove deputados federais.

Já os estados de Santa Catarina e Pará teriam direito a mais quatro vagas, Amazonas, duas, Ceará, Goiás e Minas Gerais ganhariam mais uma vaga cada um.

Já os estados que perderiam representação seriam Rio de Janeiro, menos quatro vagas, Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba e Bahia, perderiam duas vagas cada um, Pernambuco e Alagoas teriam uma cadeira a menos na Câmara Federal.