Representantes do setor florestal discutem com o governador ações de fomento às indústrias

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Os impactos econômicos decorrentes da greve nacional dos serviços ambientais foram abordados por representantes do setor florestal durante reunião com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, na última semana. 

Foi discutida no encontro a elaboração de um planejamento mútuo para promover ações de fomento à atividade de base florestal, como feiras internacionais, visando o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia de produção, industrialização e comercialização dos produtos madeireiros.

Durante a reunião com o governador, o presidente do Cipem, Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso, Ednei Blasius, também ressaltou a importância da inserção da madeira na construção civil, inclusive em obras públicas governamentais.

Sugeriu a criação de um programa habitacional de moradias populares de madeira, direcionado para famílias de baixa renda, como solução para o déficit habitacional.

Por sua vez, o governador reforçou aos representantes do segmento que tem interesse e disposição em colaborar com projetos que possam promover o setor florestal de Mato Grosso e se comprometeu a avaliar as propostas.

O Cipem também pediu que o governo de Mato Grosso intervenha junto ao Governo Federal visando o fim da greve em órgãos ambientais, a exemplo do Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.  

Blasius expôs as dificuldades enfrentadas pelos empresários que atuam exclusivamente com exportação diante da paralisação de serviços ambientais.

O presidente do Cipem lembrou que a empresa que tem sua receita apenas da exportação não terá condições financeiras de sobreviver a um cenário tão desafiador.