| Renovação de CNH só poderá ser feita presencialmente. Horário deve ser agendado pelo site do Detran.mp3 |
Vinícius Antônio
Grande parte dos serviços ofertados pelo Detran, Departamento Estadual de Transito de Mato Grosso, podem ser acessados pela internet. Essa medida visa evitar que o cidadão se desloque desnecessariamente a uma sede do órgão e provoque aglomerações neste momento de pandemia.
No entanto, um dos serviços que só pode ser feito de forma presencial, é a renovação da CNH, Carteira Nacional de Habilitação.
Estão livres da renovação imediata da CNH, os motoristas que tiveram as carteiras vencidas a partir de fevereiro de 2020. Por causa da pandemia, uma deliberação do Contran, Conselho Nacional de Transito, estendeu o prazo de validade dessas habilitações por tempo indeterminado.
Os demais motoristas, ou seja, aqueles em que a CNH venceu antes de fevereiro deste ano, devem ficar atentos e seguir os procedimentos para a emissão da nova carteira.
O primeiro passo é agendar com antecedência o atendimento, pela internet, na unidade mais próxima do Detran. Com horário marcado, o motorista deve ir até a unidade escolhida com documento de identidade com foto, pode ser a própria CNH vencida, e um comprovante de endereço. Deve ser levado o documento original e uma cópia.
Com isso, o cidadão será orientado pela equipe do órgão a como proceder. Deverá ser paga a taxa de 132 reais e 36 centavos e o condutor ainda deve se submeter a exames médicos para poder renovar a carteira. Os locais credenciados para o exame em cada município, será informado pelos funcionários da unidade onde o motorista for atendido.