REM MT realiza seminário com 21 projetos da agricultura familiar para avaliação de resultados

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Fernanda Fidelis

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O Programa REM Mato Grosso realizou, na última semana, o Seminário de Avaliação Final dos Planos de Gestão das Cadeias de Valor Apoiadas pelo Subprograma Agricultura Familiar e de Povos e Comunidades Tradicionais. 

O encontro contou com a participação de 21 projetos das cadeias do açaí, babaçu, banana, borracha, café, castanha do Brasil, cumbarú, fruticulturas, leite, pequi e sementes florestais. 

Cerca de 60 beneficiários e coordenadores de projetos apoiados pelo REM se reuniram para trocar experiências, promover parcerias, apresentar seus resultados e planos futuros e adquirir novos conhecimentos com as palestras oferecidas na programação. 

Durante o seminário também foram apresentados os principais resultados do Subprograma Agricultura Familiar e de Povos e Comunidades Tradicionais na Fase 1 do REM Mato Grosso. 

O programa, que apoia projetos nos três biomas presentes em Mato Grosso, ou seja, Amazônia, Cerrado e Pantanal, já beneficiou mais de 11 mil pessoas, que trabalham com 21 cadeias produtivas e de valor prioritárias.

Na ocasião, foi destacada a construção de seis casas de sementes, a comercialização de 133 toneladas de sementes e a produção de 774 colmeias.

Foram implantadas também 13 agroindústria e 13 foram ampliadas ou reformadas, totalizando 26 agroindústrias fortalecidas em Mato Grosso. 

Foram construídos ou reformados 32 galpões de armazenamento, pré-secagem ou pré-beneficiamento e duas casas de mel. 

Além disso, 62 veículos foram comprados para auxiliar na coleta, deslocamento e comercialização dos produtos.