REM MT fortalece ações de resgate e atendimento a animais silvestres em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: SEMA/MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio 

 

O Programa REM MT tem sido um importante aliado da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, garantindo estrutura e recursos para as ações de monitoramento, resgate e atendimento veterinário de animais silvestres. 

O apoio do Programa inclui a locação de veículos 4x4, equipamentos, medicamentos e o custeio de hospedagem para profissionais e voluntários que atuam na linha de frente da conservação da fauna, durante o período de Emergência Ambiental, estabelecido pelo Decreto Estadual, somando um investimento de aproximadamente 250 mil reais.  

Entre os meses de agosto e setembro de 2025, as equipes da Gerência de Fauna Silvestre percorreram mais de 11 mil quilômetros em monitoramentos e atendimentos realizados principalmente na região do Pantanal mato-grossense, durante a operação ‘Ação Pantanal 2025’, que vai até 31 de dezembro de 2025. 

Nesse período, mais de 300 animais silvestres foram visualizados na natureza, incluindo antas, cervos-do-pantanal, onças, bugios, jacarés e diversas aves. 

As equipes também realizaram oito resgates e dez solturas de animais, entre eles tatus-peba, gaviões, araras-canindé, corujas, tamanduás e macacos-prego, além de encaminhar espécies feridas para clínicas veterinárias parceiras. 

As equipes também realizaram treinamentos sobre o uso de zarabatanas para anestesia animal, entrega de materiais educativos e vistorias em Áreas de Soltura de Animais Silvestres.

De acordo com o coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da SEMA, Éder Toledo, o apoio do Programa REM Mato Grosso tem sido decisivo para manter as equipes preparadas especialmente durante o período de seca, quando aumenta o risco de incêndios e a necessidade de atendimento emergencial à fauna. 

Além do atendimento direto, o trabalho contribui com o monitoramento ecológico e a conservação ambiental, objetivo central do Programa REM.