02 Recytec. Seciteci doou 370 computadores recondicionados a entidades públicas e privadas esta semana.mp3 |
Foto da manchete: Ascom Secitec
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A Seciteci, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, doou 572 computadores recondicionados a entidades públicas e privadas ao longo de 2024 e realizou o descarte adequado de 168 toneladas de lixo eletrônico nos últimos 12 meses.
Do total de doações realizadas pela Seciteci, 370 computadores foram entregues apenas na última segunda-feira.
A ação é uma iniciativa do programa de recondicionamento de equipamentos eletrônicos “Recytec”, da Seciteci, em parceria com a ONG, Organização Não Governamental, Programando o Futuro e o Governo Federal.
Foram contempladas 16 instituições do Estado.
O secretário Allan Kardec ressaltou que qualquer instituição de interesse social pode solicitar, através de ofício, os computadores recondicionados.
Para isso, deve informar estatuto, se tiver, destinação e justificar a quantidade necessária de equipamentos.
O secretário lembrou que o programa é uma forma de reduzir o impacto no nosso meio ambiente e promover inclusão social através dos cursos de qualificação profissional que são realizados com o material reutilizado, além da doação de equipamentos a instituições que prestam serviços à população.
A coordenadora-geral do programa, Kelly Cristina dos Reis, explicou que as doações de lixo eletrônico são feitas por qualquer pessoa ou instituição diretamente ao Recytec.
O material passa por reparos e é usado para montagem de computadores que serão doados ou utilizados em cursos gratuitos na área de informática.
A Apae, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, do município de São José dos Quatro Marcos, foi uma das entidades que receberam computadores recondicionados em forma de doação.
Já o representante da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z5 de Barão de Melgaço, Domingos Antônio de Oliveira, explicou que os computadores recebidos vão auxiliar no atendimento de cerca de mil e 600 sócios, que conseguirão regularizar aposentadorias e auxílios como o de maternidade e doença.
Também foram contempladas instituições como a Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, Instituto de Arte Indígena Brasileira, entre outros.
Desde 2022, o programa Recytec já doou mil 171 computadores e recolheu 306 toneladas de lixo eletrônico, como placas, ferro, toner, tubos, pilhas, objetos não ferrosos e rejeitos.