| Queda nos juros impulsiona setor da construção civil.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Importante indicativo do desenvolvimento econômico, o segmento da construção civil retoma suas atividades gradualmente seguindo as orientações e regras de segurança e higiene contra a propagação do novo coronavírus.
Para incrementar este mercado de obras e geração de empregos, o Governo Federal anunciou medidas adicionais para o setor imobiliário no período de crise.
A Caixa Econômica Federal liberou 43 bilhões de reais para o financiamento da casa própria, além de 111 bilhões em novas linhas de crédito.
Por outro lado, vários bancos anunciaram a redução da taxa de juro de determinadas linhas de crédito para clientes pessoa física e jurídica, acompanhando o Copom, Comitê de Política Monetária, que reduziu a Selic para 3% ao ano.
Para incrementar o mercado e se alinhar com o movimento de retomada, o setor de habitação aposta em iniciativas que ofereçam facilidades aos clientes.
“Lançamos a campanha Construa, Já. A ideia é impactar na economia, gerar empregos e oferecer a menor taxa de juros do setor imobiliário”, explica Júlio Cesar Braz, da Ginco Urbanismo, que atua no mercado de condomínios horizontais na grande Cuiabá.
O setor da construção civil recebeu com otimismo as novas medidas. De acordo com o presidente da Associação de Comerciantes de Materiais de Construção de Mato Grosso, Paulo Leite, agora é um momento importante e estratégico para retomada da economia, principalmente da construção civil.
”Dinheiro parado em banco, é totalmente inviável. A pessoa que tem capital precisa rentabilizar esse dinheiro e a construção civil é o melhor caminho. Construir, reformar, vender. É sem dúvida uma excelente oportunidade para construção civil em virtude da redução de juros”, destaca o empresário.
Construir uma casa do zero pode ser a decisão certa, afinal o proprietário tem a possibilidade de escolher cada item e optar por um projeto personalizado que atenda às necessidades da família.