| 02 Quase quatro em cada 10 pessoas endividadas não fazem controle dos gastos, diz pesquisa.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mostrou que quase quatro em cada dez brasileiros residentes em capitais não fazem nenhum tipo de gestão dos próprios ganhos e gastos.
Além disso, dentro desse grupo, 17% admitem fazer o controle “de cabeça”, ou seja, sem nenhuma anotação.
Entre as principais razões apresentadas pelos entrevistados estão a falta de interesse, experiências frustrantes e desafios estruturais relacionados à instabilidade da renda.
Por exemplo, 16% afirmaram que já tentaram monitorar os gastos, mas não perceberam resultados significativos, o que os desmotivou a continuar.
Além disso, 15% atribuem a falta de controle à ausência de disciplina para gerenciar as despesas.
Já 14% destacam a dificuldade de manter um rendimento fixo ou o desconhecimento exato sobre seus ganhos mensais.
Para o presidente da Confederação, José César da Costa, a situação é preocupante, considerando o número expressivo de pessoas sem o hábito de controle financeiro.
Segundo ele, não importa a ferramenta, o importante é que o consumidor não se desorganize financeiramente. O fundamental é sempre registrar tudo o que se ganha e se gasta, e jamais confiar na memória, porque ela falha.
Outro estudo, desta vez divulgado pelo Serasa, mostrou que quase 78 milhões de pessoas estavam inadimplentes no país no mês de junho. Ao todo, as dívidas ultrapassam 477 bilhões de reais.
O valor médio por pessoa ficou em seis mil 128 reais.
A pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas também revelou que 63% dos consumidores fazem algum tipo de controle do orçamento.
As ferramentas mais usadas são o caderno de anotações, representam 27%, e planilhas no computador, são 23%.