Quase duzentas ocorrências de quedas de arvores são registradas pelos Bombeiros em MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução Secom-MT

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso atenderam um total de 198 ocorrências para retirada de árvores que caíram em vias públicas durante as intensas chuvas com forte ventania em Mato Grosso.

Conforme dados do relatório de ocorrência do CBMMT, ainda em dezembro do ano passado, período de início das chuvas, foram contabilizados a queda de cento e uma árvores.

Em janeiro de 2022, com maior volume de chuvas, foram 97 árvores derrubadas durante os temporais.

Com relação a outras ocorrências, foram contabilizados cinco atendimentos por inundação, dois deslizamentos, cinco enchentes e um desabamento. Todas tiveram apenas danos materiais, sem registro de vítimas sérias ou óbitos nesses acidentes causados pelos desastres naturais.

O Comandante do 1° Batalhão Bombeiro Militar, tenente-coronel BM Mario Henrique Faro Ferreira, recomenda atenção redobrada da população para evitar grandes danos materiais e acidentes fatais.

Ele alerta que, se estiver chovendo forte e trovejando, é importante ficar dentro de casa, retirar os aparelhos elétricos da tomada para evitar curto-circuito.

Diz ainda que, caso esteja na rua, deve se procurar abrigo em locais cobertos, evitar ficar embaixo de árvores.

Além disso, não transitar em locais alagados, para evitar queda em buracos e bueiros sem tampa.

Outra importante orientação é para os motoristas que devem evitar estacionamento de veículos em vagas que estejam muito próximas ou embaixo de árvores para que o carro não seja atingido, em caso de queda total ou quebra de grandes galhos.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.