08 Quaresma deve impulsionar procura por tilápia e aquecer a piscicultura de Mato Grosso.mp3 |
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Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A folia terminou e começou a Quaresma.
O período de 40 dias entre o Carnaval e a Páscoa, em que boa parte da população não consome carne vermelha, aumenta a tradicional busca por peixes para compor o cardápio do dia a dia.
A Semana Santa se aproxima e também há maior procura por peixes.
Em meio à variedade de opções, a tilápia se destaca como uma escolha popular e acessível.
Supermercados devem aumentar a oferta da proteína em busca de atender o maior número possível de clientes em 2025.
As marcas também já se preparam para o aumento do consumo e devem aproveitar o momento de aquecimento de mercado.
Empresa 100% mato-grossense, a Saciatta se preocupou com o período de alta demanda e, por isso, o frigorífico adota medidas específicas para garantir o abastecimento dos parceiros.
Uma das estratégias foi a reserva de filés de tilápia nos meses de dezembro e janeiro, para que estejam disponíveis para venda durante a Quaresma, quando os preços são mais atrativos à indústria e a demanda aumenta.
Segundo o gerente do frigorífico, João Manzoli Júnior, são estratégias que refletem o compromisso em oferecer produtos de excelência, gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento da região.
Dados da Associação Brasileira de Piscicultura revelam que o consumo de peixe no Brasil tem crescido, atingindo nove quilos e meio per capita, um aumento significativo nos últimos anos.
Desse total, quase cinco quilos são provenientes da piscicultura, ou seja, criação de peixes em ambientes controlados, mostrando a força da atividade no abastecimento do mercado.
Apesar do aumento, o consumo ainda está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 20 quilos por pessoa ao ano.
No entanto, a tilápia, segundo a OMS, tem se tornado uma opção cada vez mais popular e acessível aos brasileiros.