Quaresma deve impulsionar procura por tilápia e aquecer a piscicultura de Mato Grosso

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Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

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A folia terminou e começou a Quaresma.

O período de 40 dias entre o Carnaval e a Páscoa, em que boa parte da população não consome carne vermelha, aumenta a tradicional busca por peixes para compor o cardápio do dia a dia.

A Semana Santa se aproxima e também há maior procura por peixes.

Em meio à variedade de opções, a tilápia se destaca como uma escolha popular e acessível.

Supermercados devem aumentar a oferta da proteína em busca de atender o maior número possível de clientes em 2025. 

As marcas também já se preparam para o aumento do consumo e devem aproveitar o momento de aquecimento de mercado.

Empresa 100% mato-grossense, a Saciatta se preocupou com o período de alta demanda e, por isso, o frigorífico adota medidas específicas para garantir o abastecimento dos parceiros.

Uma das estratégias foi a reserva de filés de tilápia nos meses de dezembro e janeiro, para que estejam disponíveis para venda durante a Quaresma, quando os preços são mais atrativos à indústria e a demanda aumenta.

Segundo o gerente do frigorífico, João Manzoli Júnior, são estratégias que refletem o compromisso em oferecer produtos de excelência, gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento da região. 

Dados da Associação Brasileira de Piscicultura revelam que o consumo de peixe no Brasil tem crescido, atingindo nove quilos e meio per capita, um aumento significativo nos últimos anos.

Desse total, quase cinco quilos são provenientes da piscicultura, ou seja, criação de peixes em ambientes controlados, mostrando a força da atividade no abastecimento do mercado.

Apesar do aumento, o consumo ainda está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 20 quilos por pessoa ao ano.

No entanto, a tilápia, segundo a OMS, tem se tornado uma opção cada vez mais popular e acessível aos brasileiros.