Quarentena faz preço de frutas, verduras e legumes caírem na grande Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

Os preços das frutas, legumes e verduras mais vendidas em Cuiabá caíram em março na comparação com fevereiro, de acordo com levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar nesta quarta-feira.

Os impactos negativos na comercialização foram percebidos na Central de Abastecimento de Cuiabá, que abastece o comércio atacadista e varejista de hortifrutigranjeiros da capital e interior.

A queda, segundo levantamento, é reflexo das medidas tomadas nacionalmente para se evitar a proliferação da Covid-19, que dentre as ações atingiu os principais frequentadores da Central, como proprietários de restaurantes, feirantes e distribuidores da merenda escolar nas escolas públicas.

Entre os produtos pesquisados com preços menores estão berinjela, chuchu, jiló, pimenta-de-cheiro, quiabo, banana maçã e nanica, banana da terra, mamão formosa e a tangerina. A queda maior foi percebida no jiló e no chuchu, cuja a redução foi superior a 50 por cento.

Na penúltima semana de fevereiro a caixa de 21 quilos de chuchu era vendida a 60 reais.

Esta semana essa mesma quantidade é comercializada a 25 reais, representando uma diminuição de 58 por cento.  Já o jiló era vendido a 70 reais a caixa com 15 quilos, e no último dia de março baixou para 35 reais.

Além deles, outros itens tem queda significativa de valores, a banana maçã, o mamão formosa e o quiabo, com redução de 30, 35 e 37 por cento respectivamente.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.