Puxado por queda na agropecuária, PIB cai -0,1% no 3º trimestre e Brasil entra em recessão técnica.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Milena Abreu | Rádio2
Texto do áudio:
A economia brasileira entrou em recessão técnica.
É o que afirma o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística.
Isso porque o PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e principal indicador usado para medir a evolução da economia, caiu pelo segundo trimestre seguido.
O recuo foi de 0,1% no 3º trimestre, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, quando havia caído 0,4%
Os serviços, que respondem por mais de 70% do PIB nacional, cresceram, mas o índice variou para baixo puxado, principalmente, pelo desempenho da agropecuária, como detalha a gerente de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, Claudia Esterminio:
SONORA
Ainda de acordo com o IBGE, o consumo das famílias aumentou 0,9% e o consumo do governo também cresceu 0,8% ente os meses de julho, agosto e setembro, na comparação com o trimestre anterior.
As exportações de bens e serviços apresentaram queda de 9,8% e as importações recuaram 8,3%. A balança de bens e serviços negativa também contribuiu para a variação do PIB para baixo:
SONORA
Na comparação interanual, ou seja, com o terceiro trimestre de 2020, o PIB cresceu 4%, voltando patamar do fim de 2019 e início de 2020
SONORA
Em valores correntes, o PIB brasileiro atingiu R$ 2,2 trilhões no terceiro trimestre de 2021.
No acumulado do ano até o mês de setembro, o indicador apresenta avanço de 5,7% em relação aos primeiros 9 meses do ano passado.