Projetos de Lúdio Cabral visam proibir agrotóxicos causadores de câncer.

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio - Da redação

Deputado estadual e médico sanitarista, o petista Lúdio Cabral, apresentou projetos de lei que tem como objetivo proibir a produção, o armazenamento, a comercialização e o uso de agrotóxicos à base de algumas substâncias, que são prejudiciais à saúde.

 

Uma das substâncias é o glifosato, que é apontado pela Organização Mundial da Saúde como um possível carcinogênico, ou seja, substância causadora de câncer. O glifosato é largamente utilizado na agricultura em Mato Grosso para eliminar ervas daninhas. Alguns produtos à base de glifosato são popularmente chamados de “mata-mato”.

 

Os agrotóxicos à base de 2,4-D, são classificados como extremamente tóxicos pela Anvisa, bastando uma pitada para matar uma pessoa adulta.

 

Na justificativa do Projeto de Lei, o deputado explica que a substância foi utilizada no arsenal de armas químicas no período da Segunda Guerra Mundial.

 

Outro projeto de Lúdio, visa a proibir os inseticidas derivados da nicotina e associados à redução da população de abelhas. Na justificativa do projeto, o deputado cita estudos que associam os neonicotinóides a danos ao sistema nervoso das abelhas e outros insetos essenciais à promoção da biodiversidade. O uso de agrotóxicos derivados da nicotina em áreas abertas é proibido na União Europeia desde abril de 2018.

 

Com o mesmo objetivo de reduzir o impacto negativo dos agrotóxicos em Mato Grosso, Lúdio propôs também um Projeto de Lei para proibir a pulverização aérea, que é a forma mais prejudicial de aplicação dos agrotóxicos, pois espalha pelo ar, solo e água cerca de dois terços do veneno aplicado.

 

Mais um projeto de Lúdio, tem como objetivo proibir a renúncia fiscal para agrotóxicos, pois Mato Grosso deixa de arrecadar todos os anos cerca de 800 milhões de reais com a renúncia de impostos para essas substâncias.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.