| 03 Município mato-grossense pequeno está entre os 7 maiores do PIB per capita do país.mp3 |
Foto da manchete: Prefeitura de Santa Rita do Trivelato
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
Com pouco mais de quatro mil e 500 habitantes, o município de Santa Rita do Trivelato está entre os sete municípios do país com maior PIB per capita, em 2023.
Os dados foram divulgados na última sexta-feira, pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e reflete, principalmente, a força do agronegócio aliada à pequena quantidade de moradores.
Segundo o IBGE, existem outros municípios com produção agropecuária superior no estado, mas a menor participação da população de Santa Rita do Trivelato, que tem três mil e 200 habitantes, garantiu que tivesse maior destaque em PIB per capita.
O levantamento foi feito nos cinco mil 570 municípios do país e mostrou como a economia apresenta diferentes dinâmicas após a pandemia.
Segundo o IBGE, o município de Santa Rita do Trivelato tem destaque na agropecuária desde o início da série histórica, em 2002. Naquela época, o setor representava cerca de 70% da economia da região.
Contudo, a partir de 2020 houve um aumento mais acentuado da participação do agro, que, de acordo com o IBGE, está atrelado ao aumento de preços da soja.
Além do município de Santa Rita do Trivelato que aparece como 7º colocado no ranking nacional de PIB per capita, a lista traz ainda outras cidades mato-grossenses, entre elas: Campos de Júlio, em 17º lugar, Santo Antônio do Leste em 19º, Ipiranga do Norte em 24º e Nova Ubiratã em 25º.
Todos os quatro municípios, segundo o IBGE, tiveram a agropecuária como atividade principal ao longo de toda a série, e se mantiveram pelo menos entre os 30 maiores valores adicionados brutos do setor no estado.
Vale destacar que o Produto Interno Bruto, PIB per capita é a riqueza média gerada por pessoa em um país, estado ou município.
Ele é calculado dividindo o PIB total pelo número de habitantes e serve para comparar o nível médio de riqueza entre regiões, mas não indica renda real nem distribuição.